Por que consumir cogumelos?

Cogumelos: uma escolha saudável

Os cogumelos são protagonistas de diversas histórias dentro da medicina, misticismo, religião e, é claro, da gastronomia.

Jocosamente falando, “todos os cogumelos são comestíveis, porém alguns só uma vez.” Há 22 mil espécies de cogumelos no mundo, sendo 2 mil comestíveis. No Brasil, já foram reportadas cerca de 1,6 mil espécies, com aproximadamente 25 variedades cultivadas comercialmente.

Na Urakami, damos destaque para variedades que são aromáticas, deliciosas e fazem bem para a nossa saúde. Afinal, pesquisas tem, demostrando cada vez mais suas propriedades neurorregeneradoras e circulatórias, colocando os cogumelos em um patamar funcional a partir de seu consumo regular.

Algumas espécies podem parecer mais incomuns e curiosas, mas, quando damos uma chance de experimentá-las, descobrimos aromas e sabores únicos que combinam com diversas receitas.

 

Como eles são cultivados?

Diferente das plantas, que realizam fotossíntese, os cogumelos alimentam-se por absorção de nutrientes, tal como outros fungos.

Por isso, seu cultivo é um processo delicado e complexo, pois exige rigoroso controle nas diferentes etapas do cultivo, com câmaras climatizadas com controle de temperatura, umidade e CO², além de departamentos esterilizados para a inoculação e colaboradores treinados para a delicada colheita e embalagem. 

O armazenamento e logística também exigem cuidados específicos, com temperaturas controladas para manter o frescor.

Aqui, na Urakami, todo cultivo é feito de forma natural, sem a utilização de qualquer tipo de agrotóxico.

Não é um processo simples, mas é uma enorme satisfação levar à mesa dos brasileiros um produto de qualidade garantida e que faz bem para a saúde!

Você sabia?

Consumido há séculos na Ásia e Europa, os cogumelos estão conquistando seu merecido espaço no Brasil.
Até 2030, a previsão é que o mercado global de cogumelos dobre de tamanho.

Cada variedade de cogumelo tem as suas propriedades, seja nutricional ou funcional.

Vale lembrar que todas as espécies cultivadas comercialmente são 100% seguras.

De forma geral, existe uma série de benefícios que eles podem proporcionar a você:

Essas fibras também reduzem o “colesterol ruim” (LDL), que é um dos vetores de anomalias cardiovasculares. Outros nutrientes, como o potássio, ajudam a controlar a pressão arterial;
 
Ajudam a controlar a diabetes, pois as fibras auxiliam no controle dos índices de glicose e insulina no organismo;
Ajudam a emagrecer e manter o peso, pois fornecem fibras naturais, como a beta-glucana, que promove a sensação de saciedade e funcionamento do intestino;
 
Além do selênio, as fibras betaglucanas estimulam os linfócitos T a produzirem citocinas: nosso sistema imunológico fica fortalecido contra ataques de vírus, bactérias e até mesmo tumores;
Diversas vitaminas são encontradas nos cogumelos, como as do complexo B, niacina e riboflavina, fornecendo energia e melhorando a performance nervosa e hormonal;
 
Um banho de sol em suas receitas! Os cogumelos são a única fonte não-animal de vitamina D, importante para o crescimento saudável de músculos, ossos e melhora do sistema imunológico.
Cogumelos são amigos do cérebro! Seu consumo regular auxilia a reduzir
problemas cognitivos, como memória e funções motoras, principalmente
em pessoas de idade avançada, graças aos nutrientes antioxidantes;